Gen Nardi é o novo Comandante Militar da Amazônia - CMA
No 16 Mar 2018,, o Gen Ex Geraldo Antonio Miotto passou o Comando do Comando Militar da Amazônia (CMA) para o Gen Ex César Augusto Nardi de Souza, em cerimônia presidida pelo Cmt Ex, Gen Ex Villas Bôas.
A Formatura contou a presença de autoridades civis, entre eles o Prefeito Municipal de Manaus, Arthur Neto, e o Governador do Estado do Amazonas, Amazonino Mendes, respectivamente, além de Oficias Generais, Cmt OM, Oficiais, militares, amigos e familiares.
Em entrevista coletiva com a imprensa, o Gen Ex Villas Bôas falou da importância estratégica da Amazônia.
- “A região oferece oportunidades de Interação e Integração com todos os países Sul Americanos. A Amazônia tem resposta para os maiores problemas da humanidade, qual sejam a biodiversidade, o meio ambiente, a produção de alimento, a energia limpa e a água”-, declarou.
Para o novo Comandante Militar da Amazônia, o maior desafio da função será manter os serviços de apoio já realizados pelo Exército Brasileiro na Amazônia, diante da complexa logística empregada.
- "Na Amazônia tudo é mais difícil pelas características da região, as dificuldades de acesso, comunicação e só a manutenção logística das nossas unidades já é um desafio. Então nós só vamos manter os trabalhos já realizados pelo Gen Miotto. Além disso, há a preocupação com a nossa família militar e, também, as famílias de todos os habitantes das regiões remotas"-, disse o Gen Nardi.
O Gen Nardi foi Subchefe de Operações da Chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, no Ministério da Defesa e possui diversas condecorações nacionais e três internacionais.
Ele assume o comando do CMA no lugar do Gen Miotto, que permaneceu no cargo por dois anos. O
Gen Ex Miotto deverá assumir o Comando Militar do Sul, considerado um dos maiores, em número de contingente, do país. Durante a passagem de comando, ele agradeceu o apoio que recebeu de diversas entidades durante o tempo que permaneceu no CMA.
“Nós somos os protetores da Fauna e da Flora e do povo da Amazônia, nossos Pelotões, nossos hospitais e nossos médicos estão atuando em toda fronteira. Em São Gabriel da Cachoeira, 90% da população é atendida pelo hospital militar e em Tabatinga é da mesma forma. Esse é o Exército Brasileiro. E o Braço Forte, está coibindo o ilícito transnacional, o narcotráfico e o contrabando de armas”, declarou o Gen Ex Miotto.